sábado, 18 de junho de 2016

Reflexão final


Ao longo deste desafio chamado “Curso de Profissionalização em Serviço” realizei diversas aprendizagens e o caminho, que foi longo e exaustivo, fez-se caminhando, não deixando de ser gratificante e imprescindível para a minha formação enquanto professor.
Apesar de, com o objetivo de desenvolver um trabalho cooperativo e colaborativo, ao longo do meu percurso profissional já ter trabalhado com variadas plataformas, como o  Moodle ou o Facebook ou o famosíssimo “mail” do professor e da turma (isto é, claro, com o objectivo de fortalecer nos alunos a autonomia, o espírito crítico, a motivação e a curiosidade), a elaboração deste Portefólio Digital, em formato de Blog 200 foi uma novidade e estimulante desafio. Nele  inclui as aprendizagens e os conhecimentos que tive a oportunidade de ir desenvolvendo ao longo do curso, nas diversas Unidades Curriculares, e que considerei fundamentais partilhar. Mais, inclui também reflexões de textos e de práticas, postei (neologismo que passei a usar) motivos que fomentam o estímulo ao saber e à aprendizagem, como vídeos ou breves imagens. Para além das área disciplinares, em si, do grupo de docência 200,  pretendi com o Blog 200 expor textos que fomentem a promoção de valores da cidadania  e de inclusão bem como das regras de convivência social, tal como a educação transversal a outras áreas do saber e alguns exemplos de abordagens pedagógicas ditas não tradicionais.


Quero agradecer aos colegas pelo incentivo e pela partilha.
Quero agradecer à minha família, aos meus amigos por, às vezes, apenas com um singelo gesto ou uma simples palavra, que me ajudaram a nunca parar.
Quero agradecer aos meus filhos que me apoiaram sempre com um sorriso, mesmo quando não entendiam, porque não lhes dava a merecida atenção.
Quero agradecer a todos os professores e, em especial, aos professores Branca Santos e J. António Moreira.
Quero agradecer a todos os meus alunos.

Quero agradecer às minhas três A’s: Alda, Alexandra e Ana.


Seminário de Prática Pedagógica  – Português, Estudos Sociais e História (200)  –  11059_15_200
Discente: Pedro Miguel Solitário da Glória
n.º 1501237

Sem comentários:

Enviar um comentário