Planificar é um processo pré-ativo que está orientado para a ação, em que se reflete a prática antes de se passar à concretização, onde, com base num programa curricular emanado pela tutela, nomeadamente pelo Ministério da Educação, para cada disciplina, se traçam as estratégias, recursos e atividades, de acordo com as características do nível de ensino, da realidade de cada escola e das especificidades dos alunos. Ao longo de um ano letivo, este documento – a planificação – está sujeito a reajustes, de acordo com o desenvolvimento das aprendizagens. Este é um processo que exige do professor uma reflexão sobre a sua prática, o que pretende com ela, quais os objetivos a atingir, consciente que a sua ação será determinante na aprendizagem dos seus alunos.
A planificação é um importante colaborador
da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo
ensino-aprendizagem, uma vez que permite ao professor fazer uma previsão do que
poderá ser a sua aula, definindo o conjunto de objetivos, conteúdos, experiências
de aprendizagem, assim como a avaliação dessas experiências.
Tipos de Planificação
Ao iniciar um ano letivo, é
importante que o professor tenha uma perspetiva abrangente sobre o processo
ensino-aprendizagem a desenvolver ao longo do ano, tanto no que diz respeito
especificamente à sua disciplina como, de uma forma geral, à ação das várias
disciplinas consideradas como um todo na ação educativa.
Para isso, antes do início do
anoletivo, a primeira preocupação do docente deve consistir em delimitar
globalmente a ação a ser empreendida ao longo de todo o ano, ou seja, dever-se-á
elaborar a planificação a longo
prazo. De seguida, é imprescindível elaborar planos a médio prazo correspondentes
a cada unidade de aprendizagem consideradas no plano a longo prazo. Evidenciando
a ação que se desenrola no contexto de cada grupo de alunos, é necessário
elaborar planos a curto prazo,
como os planos de aula, de pequena amplitude, que correspondem às práticas
quotidianas em que se vão concretizando os diferentes conteúdos dos planos a
médio prazo.
É de ressaltar que o facto de se produzir um plano é tão importante como estar-se
apto de o colocar de lado, pois uma
aula deve suceder naturalmente, recorrendo-se se for preciso à “pedagogia
da situação”, sendo a aula de carácter dinâmico e mutável, onde as interrelações
humanas, a diversidade de interesses e características dos alunos não anseia
ser uma reprodução estática do que está planificado.
Esta situação não invalida o
fio condutor que presente numa planificação. Significa, sim, que não pode ser
rígido, mas sim flexível permitindo à prática do professor introduzir novos
elementos, alterar o caminho, se as necessidades e/ou interesses do momento
assim o exigirem.
Porquê planificar e para Quem ?
a) Para o aluno pois, assim:
- Sabe o que está a fazer, porquê e
para quê;
- Adquire hábitos de organização
(apercebe-se da organização do trabalho do professor);
- Intervém ativamente na realização do
trabalho, reflete, debate, apresenta soluções, reformula, com o professor
ou individualmente, o trabalho planeado;
- Tem consciência do seu próprio
progresso;
- Autoavalia-se comparando o que realiza e
o que estava programado realizar.
b) Para o Professor porque:
- Organiza o trabalho verdadeiramente em
função do papel educativo e formativo da disciplina;
- Reflete sobre os conteúdos e métodos de
trabalho e materiais mais adequados à aprendizagem;
- Controla e faz os ajustos de acordo com
as necessidades e interesses dos alunos;
- Divide o tempo letivo de acordo com as
metas de aprendizagem que pretende atingir;
- Organiza as suas atividades não letivas
de acordo com a função dos critérios de eficácia pedagógica;
- Participa ativamente na gestão
democrática da escola.
c) Para a Escola porque:
- Torna possível um trabalho
consciente de todos os docentes;
- Permite uma distribuição mais eficaz do
tempo, do espaço e das tarefas;
- Permite a coordenação interdisciplinar;
- Torna as reuniões em momentos de
coordenação útil de trabalho e não com perda de tempo;
- Possibilita uma gestão democrática, pois
todos participam, porque conhecem os problemas existentes e
empenham-se na sua resolução.
d) Para os Pais porque:
- Dá-lhes a possibilidade de saber o
que os seus filhos aprendem, porque e para quê;
- Podem acompanhar o trabalho dos filhos;
- Apercebem-se do empenho dos professores
em realizar um trabalho de qualidade;
- Participam com mais consciência nas atividades
que a escola organiza para os encarregados de educação;
- Empenham-se em contribuir para melhorar
a relação família escola.
e) Para a toda a Comunidade
Educativa e para a Sociedade, em geral, porque:
- A escola, com os meios de que dispõe,
responde o mais eficazmente possível às necessidades educativas da comunidade
e contribui para:
- A aquisição de saber e instrumentos de aprendizagem
que sirvam de apetrechamento de base para a inserção na
vida prática e para estudos subsequentes;
- Desenvolvimento da autonomia e sociabilidade;
- Sensibilização a valores subjacentes a uma melhoria
de qualidade de vida.
GOSTEI MUITO, PEDRITO.
ResponderEliminarObrigado!!!
Eliminarisso eu esperava
ResponderEliminarFoi muito claro e sintetico, gostei imenso!
ResponderEliminarme ajundou obrigada
ResponderEliminarGostei imenso
ResponderEliminarmuito obrigado, foi muito proveitoso.
ResponderEliminaracredito que serei um excelente planificador
ResponderEliminarGostei muito
ResponderEliminarThanks gostei
ResponderEliminarGostei muito
ResponderEliminargrato pela informação, foi sintetico.
ResponderEliminarGostei
ResponderEliminarMuito obrigado gostei muito e foi sintético.
ResponderEliminarMuito grato
ResponderEliminarMuito grato este contexto.
ResponderEliminarMuito obrigado pelo ensinamento
ResponderEliminarMuito obrigado pelo ensinamento
ResponderEliminargostei mas deve acrescentar as referências bibliofágicas
ResponderEliminarMe ajudou, muito obrigado
ResponderEliminarGrato pela orientação didactica
ResponderEliminarGrato pela orientação didactica
ResponderEliminarGrato pela orientação didactica
ResponderEliminarGrato pela explicação
ResponderEliminarExcelente!!
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