Ensinar é a ação especializada de promover
intencionalmente a aprendizagem de alguma coisa por outros. Comummente esta
designação é utilizada com o propósito de significar “transmitir” algo de novo,
de transferir conhecimentos de um ser para outro ou outros indivíduos. Mais, vocábulo ensinar
é sinónimo de traduzir, expor, apresentar e é fundamental no contexto escolar. Ensinar implica uma determinada ação
que visa determinados objetivos e metas a alcançar. (ROLDÃO, 2009).
De evidenciar, a relação entre
estratégia/currículo e estratégia/ensino. O ensino visa procurar encontrar a
melhor e mais eficaz via para os aprendentes compreenderem e adquirirem os
conhecimentos pretendidos.
A ação de ensinar pretende ser uma ação
estratégica finalizada, orientada e regulada. Planear ações de ensinar
eficazes, implica assumir uma postura estratégica, ou seja, conceber um
percurso orientado para a melhor forma de atingir uma finalidade pretendida. A ação
de ensinar deve ser como uma ação estratégica centrada na melhoria das
aprendizagens.
Ao professor cabe orientar a sua
ação de ensinar, para a ação curricular, pedagógica e didática, utilizando o
próprio conhecimento disponível para orientar, conceber e fundamentar a sua
ação de ensinar. Para que a aprendizagem seja feita eficazmente, há todo um
processo que vai desde a planificação até à avaliação. Neste processo o mais
importante é a definição de estratégias adequadas a todos os alunos, respeitando
as características dos referidos.
De
facto existem alguns conceitos de extrema importância quando pensamos no agir
do professor: ensinar, aprendizagem, estratégia, currículo, entre outros.
Referências
bibliográficas :
Roldão, Mª do Céu (2009) Estratégias
de Ensino - O saber e o
agir do professor. Lisboa: Fundação Manuel Leão.
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