Sustentada, também, no que foi emanado pela
Declaração de Salamanca, de 1994, definiu-se a escola inclusiva como aquela que
reflete a comunidade como um todo, sendo constituída por elementos de mente
aberta, positiva e diversificada, que não faz seleção, que não rejeita nem
exclui. Mais, uma escola inclusiva não apresenta barreiras e é acessível a
todos, tanto em termos físicos como educativos, através de currículos e
programas ajustados, apoios e metodologias comunicacionais adequados; não é
competitiva, trabalha com os alunos, pratica a democracia e promove a equidade.
Quer isto dizer que se deve processar a educação nas escolas regulares, sendo
estas (ou procurando ser) inclusivas, que devem ocasionar os recursos mais
eficazes para eliminar a discriminação, criando comunidades escolares abertas e
solidárias, contribuindo, desta forma, para uma sociedade inclusiva e tendo
como limite a educação para todos. A par disto, a escola inclusiva deve
promover a eficiência de todo o sistema educativo, numa simbiose perfeita de
qualidade/custos.
A escola inclusiva constitui-se pelos alunos
que se encontram em condições problemáticas e por professores, e outros agentes
educativos, que não experienciam, na altura, tais condições. Contudo, é
necessário que os alunos anseiem e queiram, de facto, ultrapassar as situações
complexas em que se encontram, até onde houver possibilidade. Os professores, e
restantes agentes educativos, têm de assumir o compromisso de ter a abertura e
a disponibilidade essenciais para
permitir que os alunos possam ir, até onde for possível, e auxiliá-los e
proporcionar condições necessárias para essa concretização.
Na escola inclusiva, todos os alunos se
encontram para adquirir competências e saberes, para aprender, de forma
participativa, ou seja, aprender-participando. Não basta por parte do aluno a
sua presença física, mas o seu sentido de pertença à escola e, por sua vez, à
turma é muito importante. Desta forma, o aluno sente que faz parte da escola e
a escola assume a responsabilidade pelo aluno. (Rodrigues, 2003)
Referências bibliográficas
Rodrigues,
D. (2003). Educação inclusiva: as boas e as más notícias. In D. R. (org.), Perspectivas
sobre a Inclusão - Da educação à sociedade (pp. 89-101). Porto: Porto
Editora.
Top 20 casino games in Israel - Airjordan4retro.com
ResponderEliminarA top-10 list air jordan 18 retro toro mens sneakers online store of the best casinos in where to get air jordan 18 retro men Israel (2021), plus air jordan 18 retro men blue online free shipping the most how to buy air jordan 18 retro men popular where to buy air jordan 18 retro men red ones.