domingo, 15 de maio de 2016

A potencialidade didática da imagem (fixa e fílmica)


A imagem proporciona a visualização e a construção mental consciente do que é por si representado, desta forma constitui, por si, um recurso elementar no processo de ensino-aprendizagem, tanto de História e Geografia de Portugal como de Português. Assim, dever-se-á extrair o proveito máximo da mensagem icónica, ou seja, das imagens, que podem ser em desenho, em fotografia, em pintura, em escultura ou em vídeo/filme. Uma vez “usada convenientemente, a imagem permite a abordagem de conteúdos de forma apelativa, estimulando a cooperação, possibilitando assim uma melhor compreensão, facilitando a aquisição de conhecimentos.” (Lencastre & Chaves, 2003)


Contudo, ler e analisar imagens não é uma atividade simples, como criteriosamente um professor sabe e reconhece. Portanto, passa pelo docente elaborar estratégias de forma a fazer “chegar” aos alunos os melhores e sapientes resultados do uso e da observação das imagens. O professor deve selecionar a imagem de acordo com os objetivos da sua disciplina e conteúdo a lecionar e em consonância com a faixa etária e o nível de ensino dos alunos. Relembre-se Lencastre & Chaves (2003), pois “é importante … que no ensino pela imagem esta deverá ser associada ao que o aluno já conhece no momento da aquisição, ou seja, para que uma informação ganhe sentido e possa ser factor de aprendizagem deve integrar-se no que o aluno já sabe sobre o assunto. Só assim é reconhecido o papel da imagem no ato ensino/aprendizagem.”





O recurso à imagem (fixa ou fílmica), em contexto escolar, proporciona a aquisição de competências, fomentando o diálogo, a colaboração, o pensamento crítico, a reflexão e a construção do conceito de estética. Mais, sem dúvida, acrescente-se que este recurso permite, por parte do professor, reinventar as suas práticas pedagógicas.



Lencastre, J. A., & Chaves, J. H. (2003). Ensinar pela imagem. Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagoxía e Educación. N 8 (Vol. 10) Ano 7, pp. 2100-2105.

Sem comentários:

Enviar um comentário