OBJETIVOS -
PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO
1.
Adquirir
e desenvolver estratégias de escuta ativa com vista a reter informação
essencial, a desenvolver a compreensão, e a produzir enunciados orais em
contextos específicos.
2.
Compreender
as diferentes intencionalidades comunicativas nas situações de oralidade e
saber utilizá‐las
criticamente, não só no quotidiano como na produção de discursos em contextos
formais, designadamente discursos de apresentação e discursos de argumentação.
3.
Produzir
textos orais em português padrão, segundo categorias e géneros específicos,
complexificando progressivamente as suas diferentes dimensões e
caracterizações.
4.
Usar
fluentemente a língua, mobilizando diversos recursos verbais e não‐verbais, e utilizando de forma
oportuna recursos tecnológicos.
5.
Adquirir,
interiorizar e automatizar os processos que permitem a decodificação do texto
escrito, com vista a uma leitura individual fluente.
6.
Desenvolver
e consolidar a capacidade de leitura de textos escritos, de diferentes géneros
e com diferentes temas e intencionalidades comunicativas.
7.
Compreender
a associação entre o código oral e o código escrito, apropriando‐se das características deste último,
de modo a redigir com correção linguística.
8.
Desenvolver
a capacidade de adequar formas de escrita a diferentes situações de comunicação
e em contextos específicos, fazendo uso reflexivo das diversas modalidades da
língua.
9.
Produzir
textos com objetivos críticos, pessoais e criativos.
10.
Produzir
textos escritos de diferentes categorias e géneros, conhecendo e mobilizando as
diferentes etapas da produção textual: planificação, textualização e revisão.
11.
Dominar
os procedimentos que asseguram um adequado desenvolvimento textual, temático e
discursivo, com progressiva consolidação do domínio dos géneros escolares,
nomeadamente a exposição e a argumentação.
12.
Consolidar
os domínios da leitura e da escrita do português como principal veículo da
construção crítica do conhecimento.
13.
Monitorizar,
de formas variadas e regulares, a compreensão e a produção de textos orais e
escritos.
14.
Interpretar
textos orais e escritos, de expressão literária e não literária, de modalidades
gradualmente mais complexas.
15.
Interpretar
textos literários de diferentes géneros e graus de complexidade, com vista à
construção de um conhecimento sobre a literatura e a cultura portuguesas,
valorizando‐as
enquanto património de uma comunidade.
16.
Apreciar
criticamente a dimensão estética dos textos literários, portugueses e estrangeiros,
e o modo como manifestam experiências e valores.
17.
Reconhecer
a inscrição da matriz cultural na aprendizagem do Português.
18.
Construir um progressivo domínio do funcionamento da língua, na oralidade e na
escrita, através da capacidade de reflexão sobre as suas regularidades, de modo
a ganhar autonomia no uso dos códigos da mesma.
19.
Mobilizar os conhecimentos gramaticais para aperfeiçoar as capacidades de
interpretar e produzir enunciados orais e escritos.
20.
Adquirir um conhecimento reflexivo sobre a língua e explicitar e sistematizar
aspetos fundamentais da estrutura do português padrão.
21.
Compreender o português padrão e fazer uso adequado dele nas diversas situações
de oralidade, de leitura e de escrita.
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