terça-feira, 19 de abril de 2016

OBJETIVOS - PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO

1.      Adquirir e desenvolver estratégias de escuta ativa com vista a reter informação essencial, a desenvolver a compreensão, e a produzir enunciados orais em contextos específicos.
2.      Compreender as diferentes intencionalidades comunicativas nas situações de oralidade e saber utilizálas criticamente, não só no quotidiano como na produção de discursos em contextos formais, designadamente discursos de apresentação e discursos de argumentação.
3.      Produzir textos orais em português padrão, segundo categorias e géneros específicos, complexificando progressivamente as suas diferentes dimensões e caracterizações.
4.      Usar fluentemente a língua, mobilizando diversos recursos verbais e nãoverbais, e utilizando de forma oportuna recursos tecnológicos.
5.      Adquirir, interiorizar e automatizar os processos que permitem a decodificação do texto escrito, com vista a uma leitura individual fluente.
6.      Desenvolver e consolidar a capacidade de leitura de textos escritos, de diferentes géneros e com diferentes temas e intencionalidades comunicativas.
7.      Compreender a associação entre o código oral e o código escrito, apropriandose das características deste último, de modo a redigir com correção linguística.
8.      Desenvolver a capacidade de adequar formas de escrita a diferentes situações de comunicação e em contextos específicos, fazendo uso reflexivo das diversas modalidades da língua.
9.      Produzir textos com objetivos críticos, pessoais e criativos.
10.   Produzir textos escritos de diferentes categorias e géneros, conhecendo e mobilizando as diferentes etapas da produção textual: planificação, textualização e revisão.
11.   Dominar os procedimentos que asseguram um adequado desenvolvimento textual, temático e discursivo, com progressiva consolidação do domínio dos géneros escolares, nomeadamente a exposição e a argumentação.
12.   Consolidar os domínios da leitura e da escrita do português como principal veículo da construção crítica do conhecimento.
13.   Monitorizar, de formas variadas e regulares, a compreensão e a produção de textos orais e escritos.
14.   Interpretar textos orais e escritos, de expressão literária e não literária, de modalidades gradualmente mais complexas.
15.   Interpretar textos literários de diferentes géneros e graus de complexidade, com vista à construção de um conhecimento sobre a literatura e a cultura portuguesas, valorizandoas enquanto património de uma comunidade.
16.   Apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários, portugueses e estrangeiros, e o modo como manifestam experiências e valores.
17.   Reconhecer a inscrição da matriz cultural na aprendizagem do Português.
18. Construir um progressivo domínio do funcionamento da língua, na oralidade e na escrita, através da capacidade de reflexão sobre as suas regularidades, de modo a ganhar autonomia no uso dos códigos da mesma.
19. Mobilizar os conhecimentos gramaticais para aperfeiçoar as capacidades de interpretar e produzir enunciados orais e escritos.
20. Adquirir um conhecimento reflexivo sobre a língua e explicitar e sistematizar aspetos fundamentais da estrutura do português padrão.

21. Compreender o português padrão e fazer uso adequado dele nas diversas situações de oralidade, de leitura e de escrita.


Sem comentários:

Enviar um comentário